Novo Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida são anunciados no governo Bolsonaro - Seu Cartão de Credito

Novo Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida são anunciados no governo Bolsonaro

Anúncios

Os brasileiros já estão familiarizados com programas de renda destinados às pessoas mais necessitadas como é o Bolsa Família e também o Minha Casa Minha Vida, mas acontece que tudo está prestes a mudar. O governo atual está anunciando novos substitutos para esses programas tão conhecidos, que estarão reformulados e oferecendo ainda mais benefícios para todos os cidadãos que se encaixarem.

O Bolsa Família, por exemplo, será substituído pelo Renda Brasil, enquanto que o Minha Casa Minha Vida será extinto, dando lugar a um novo programa, chamado de Casa Verde e Amarela. Não são todos os brasileiros que estão cientes dessas mudanças, mas elas são importantes e podem influenciar na vida de milhares de pessoas, por isso todos devem buscar se informar o máximo possível sobre os novos programas e como eles funcionarão.

Se você está curioso para entender melhor esses novos programas, confira a seguir todas as informações que nós trouxemos sobre eles. Veja!

Bolsa Família será substituído pelo Renda Brasil

O Renda Brasil foi o primeiro programa a ser anunciado e ele surge para substituir o Bolsa Família. O novo programa será totalmente reformulado com o intuito de conseguir atender a ainda mais brasileiros e assim aumentar a quantidade de pessoas que podem contar com a ajuda do governo.

Até o momento não temos todas as informações, mas ficamos sabendo que cada família poderá receber até R$300 por cada indivíduo. No entanto, nem tudo são flores. O ministro da economia Paulo Guedes anunciou que para a implantação do programa, será preciso extinguir com outros benefícios, como o abono salarial. Ele ainda revelou que o governo tem o objetivo de desenvolver uma carteira de pagamento única para cada cidadão e assim, somente aqueles cidadãos cadastrados terão direito a pagamentos do governo.

Diferentes grupos de cidadãos atualmente recebem pagamentos do governo, como abono salarial para aqueles de carteira assinada e o Bolsa Família para aqueles em situação de vulnerabilidade social. O governo deseja, portanto, unificar esses pagamentos e volta-los somente para os mais pobres, deixando a classe média isenta de qualquer tipo de pagamento.

Casa Verde e Amarela é o novo Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é o programa brasileiro mais popular, mas que nos últimos tempos tem passado por muitas alterações e está a algum tempo sem entregar moradias aos cidadãos. Ele também será substituído por um novo programa chamado de Casa Verde e Amarela. O novo programa possui uma proposta muito próxima do que já conhecemos, mas terá maneiras diferentes de ajudar o cidadão a conquistar a casa própria.

A primeira alternativa do novo Casa Verde e Amarela é construir uma casa para pessoas de baixa renda, localizando aquelas que residem em locais irregulares e dando-lhes uma nova moradia. A segunda alternativa do Casa Verde e Amarela é permitir a aquisição de um imóvel através dos valores que a família tiver acumulado no FGTS. Sendo assim, as famílias não usariam mais a sua renda para pagar o imóvel, mas sim o valor registrado no fundo que é pago pelos seus empregadores.

Novamente, para que isso seja possível, a Caixa que é a administradora do FGTS, terá que estudar melhor sobre as reduções de juros e outras questões relacionadas ao fundo em conjunto com a aquisição de um imóvel novo. Todo o novo programa teria como pilar a parceria com as prefeituras municipais, pois estas contam com vários imóveis sem nenhuma escritura.

Mais detalhes sobre os novos programas de renda do governo brasileiro

Os programas do governo federal brasileiro estão passando por uma reformulação que permitirá beneficiar ainda mais cidadãos. O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, teve suas verbas cortadas e há algum tempo já não abre novas inscrições, por outro lado, o Bolsa Família continua transferindo uma determinada quantia todo mês para cidadãos em vulnerabilidade social, mas nem todos que precisam são beneficiados.

O principal objetivo do governo é ampliar a atuação de seus programas e aumentar a quantidade de famílias e pessoas atingidas, o que trará resultados positivos para a economia do país e diminuirá questões como déficit habitacional e até mesmo o desemprego.

Com o novo Bolsa Família, o Renda Brasil, mais brasileiros de classe baixa poderão ser beneficiados e começar a receber uma boa quantia por mês. Atualmente, os valores pagos a cada cidadão dificilmente chegam a R$300, e isso muda visivelmente através do novo programa reformulado.

Mudanças nos programas do governo brasileiro

Atualmente, através do Minha Casa Minha Vida é possível adquirir um imóvel contratando o financiamento pela Caixa ou pela construtora. Para os mais pobres, o sonho da casa própria fica um pouco mais complicado, pois é preciso aguardar a seleção da prefeitura do município. Espera-se que isso seja resolvido com o novo programa, afinal as famílias que moram em locais irregulares poderão receber uma casa nova e as demais comprarão não com a sua renda, mas com os recursos do FGTS.

Isso permitirá que muito mais famílias de classe baixa sejam beneficiadas e que aquelas sem condições de arcar mensalmente com a parcela de um financiamento também possam realizar o sonho da casa própria.

O Bolsa Família também é um programa com muitos erros, pagando uma quantia que não condiz com a nossa realidade atual e assim não consegue mais cumprir com o seu objetivo de impedir que muitas pessoas passem fome. Com a reformulação, o valor pago a cada indivíduo é aumentado, melhorando assim o poder aquisitivo dos cidadãos e trazendo uma real melhoria às suas vidas.

Ainda não há uma previsão para o lançamento dos novos programas, mas tudo indica que muito em breve teremos mais informações sobre como eles irão funcionar e como mais cidadãos podem ser beneficiados. Todos os brasileiros que já sejam beneficiários dos programas ou tenham interesse em participar, devem ficar de olho nas novidades do governo para ficarem por dentro de tudo. Os próximos meses podem ser decisivos para o Brasil e toda a sua economia, por isso cada passo importa.