Ficar negativado no SPC ou Serasa faz você perder o cartão de crédito?





Ficar negativado nos órgãos de crédito como SPC e Serasa significa que você possui uma dívida e está com o nome no vermelho. Essa informação é repassada para todo o comércio e empresas, o que impede o consumidor de solicitar empréstimos, pedir cartões de crédito, abrir contas e muito mais. De modo geral, a vida financeira da pessoa negativada fica mais complicada.

Outra preocupação que surge para quem está negativado e se irá perder os cartões de crédito que possui atualmente. Eles serão bloqueados ou poderá continuar usando igualmente? Estar ciente de todos esses detalhes e informações é essencial caso você se encontre nessa situação e queira saber como proceder. Confira todas as informações a seguir.



Afinal, você perderá seus cartões estando negativado?



Você pode ficar calmo, pois não perderá seus cartões de crédito caso venha a ficar negativado. Quem já possui um cartão e fica com o nome no vermelho, poderá continuar com seus cartões, desde que efetue os pagamentos em dia.

Para entender melhor, você deve saber que SPC e Serasa são órgãos de crédito diferentes e que atuam de maneiras diferentes. Eles não obrigam as instituições a lhe cancelarem os cartões, apenas dão as informações. Na maioria dos casos, as informações são repassadas para as lojas. A instituição que emite o cartão só poderá lhe negá-lo pelo fato de seu nome estar negativado, quando você está no vermelho e solicita.

No entanto, quando você já possui o cartão, não há com o que se preocupar.



Há diferença entre ficar negativado no SPC e Serasa?

Como já mencionamos, os órgãos de crédito são diferentes e atuam de maneiras distintas, por isso há sim diferença entre ficar negativado no SPC e ficar negativado no Serasa. Todo consumidor deve estar ciente dessas diferenças para se manter bem informado e também saber como pode recorrer em algumas situações.



O SPC é responsável por conceder as empresas de crédito várias informações sobre toda a sua atividade financeira relacionada com o setor comercial, como é o caso das lojas. Por outro lado, o Serasa informa sobre o seu comportamento financeiro em bancos e em toda a área financeira. O SPC está diretamente ligado com os lojistas brasileiros, enquanto o Serasa se trata de uma empresa francesa.

Desde que você não fique devendo a fatura do cartão em si, não terá nenhum problema e não corre o risco do mesmo ser bloqueado. Se você ficar negativado somente no SPC, corre ainda menos risco, pois isso diz respeito às lojas. Ainda assim, é preciso ficar de olho. Ser negativado diminui a sua pontuação perante ao Serasa e isso pode prejudicar caso você queira solicitar novos cartões de crédito.

Portanto, se você apenas deseja mantar os cartões que já possui, tudo o que você precisa fazer é manter o pagamento das faturas em dia e não correrá risco dele ser cancelado, pois as instituições financeiras não podem fazer isso.

Como evitar ficar negativado

Existem algumas medidas que você pode tomar ou tentar adicionar em sua rotina para não ficar com o nome negativado. Sabemos que às vezes realmente não há como





pagar alguma conta, quando o mês está apertado, mas ainda assim você pode cortar gastos e garantir que fará o pagamento de tudo.

Para evitar ficar negativado, mantenha um bom controle de todas as contas que você está pagando. Confira mensalmente todos os seus carnês e faturas, para não se esquecer de pagar nada, por que às vezes acontece. Tenha consciência de quais são seus gastos fixos em parcelas todo mês, assim você não esquecerá de nada.

Caso esteja com dificuldade para pagar as parcelas de um empréstimo, por exemplo, ou de algum crédito que solicitou, converse com a instituição e tente negociar. Isso é válido para todas as ocasiões onde você não conseguirá pagar o valor integral, sempre é melhor tentar negociar com a empresa antes, pois você pode conseguir um bom acordo e assim evitar ficar negativado.

Além disso, caso você atrase um mês alguma conta, tente pagar o quanto antes. Dificilmente você entra para o SPC ou Serasa com somente um mês de atraso, mas é bom tentar pagar o quanto antes para evitar que seu nome acabe ficando no vermelho.



Estou negativado, e agora?

Caso você acabe ficando negativado, há algumas medidas a serem tomadas para tirar seu nome do vermelho e você voltar a ter uma boa reputação entre as lojas e as instituições bancárias. Pode variar um pouco de caso para caso, mas geralmente com um pouco de conversa e renegociações, tudo é resolvido.



O primeiro passo é descobrir onde você possui dívidas, conferir o valor e todos os detalhes de sua compra. Em seguida, você deve entrar em contato com a empresa para verificar se eles estão abertos a negociações. Eles irão lhe passar todas as informações sobre sua dívida e lhe deixar informado sobre o que pode ser feito, todas as formas de pagamento, se é possível parcelar ou não.

Vocês podem negociar até chegar em um valor mensal ou à vista que você consiga pagar. É importante então efetuar os pagamentos que foram combinados para que você quite sua dívida e seu nome possa sair do vermelho. Em alguns casos, muitas pessoas acabam solicitando algum tipo de empréstimo consignado para pagarem suas dívidas.

Depois que você quitar tudo, é hora de aumentar sua reputação no mercado. Evite fazer contas que sejam maiores do que você pode pagar, mantenha seus pagamentos em dia e fique de olho em todos os seus gastos.



Negativado

Estar negativado é muito ruim para sua vida financeira e lhe impede de fazer muita coisa. Às vezes acabamos ficando negativados e nem sabemos, vamos descobrir somente quando solicitamos algum empréstimo ou abrimos alguma conta e isso é negado. É possível conferir sua pontuação e também se seu nome está negativado através do site do Serasa Consumidor.

O cadastro é rápido e gratuito, em poucos minutos você tem todas as informações.

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *