Tipos de Seguros de Carros





Quem tem um veículo ou está pensando em adquirir um deve ficar ciente da importância de contratar um seguro. Isso é recomendado por vários motivos, mas principalmente porque imprevistos estão sempre acontecendo e nem sempre você terá como arcar com os custos de um conserto ou até mesmo em casos de danos pessoais. Tendo um seguro, quem arca com tudo isso é a seguradora, basta você pagar a franquia que concordou no momento da contratação do seguro. 

Antes de contratar, de fato, um seguro para o seu carro, é preciso conhecer os tipos de seguros que existem e entender as diferenças entre eles, para assim poder contratar aquele que realmente se encaixe para o seu veículo e suas necessidades. A seguir, conheça os tipos de seguros de carros e muito mais. 

Conheça os tipos de seguros de carros 



O seguro de carro deve ser contratado por todos os motoristas pois garante o ressarcimento e o pagamento de consertos em várias situações. Existe uma grande variedade de seguros com coberturas diferentes, para que cada cliente possa contratar aquilo que for melhor para si. 



Com tantos seguros disponíveis, há alguns tipos principais que devem ser de conhecimento de todos. Dessa forma, cada motorista poderá identificar o seu perfil, saber de sua necessidade e contratar o seguro de acordo com esses critérios. Atualmente, as seguradoras brasileiras possuem em seus catálogos seguros completos, seguros para terceiros, seguros de auto roubo e muito mais. 

Juntamente das coberturas, os planos tendem a ficar com assistência 24 horas que incluem ainda mais serviços. 

Seguro Completo X Seguro Compreensivo 



O seguro completo e o seguro compreensivo são a mesma coisa, mas algumas pessoas usam um nome, enquanto outras usam algum outro, por isso é comum surgir essa confusão e alguns acharem que são coisas diferentes. Em alguns casos, ainda é chamado de seguro total, pois se trata de um seguro que engloba de forma bem ampla as coberturas essenciais para o seu veículo. 

Esse tipo de cobertura fornece seguro em casos de incêndio, roubo, furto, colisão e danos causados por catástrofes naturais como alagamentos, queda de árvores e outros. Ainda sendo uma cobertura bem completa, não oferece indenização para alguns tipos de acessórios e tipos de rodas especiais. 



As coberturas inclusas no seguro completo ou compreensivo ainda se alteram de acordo com a própria seguradora, por isso é fundamental conferir de uma para outra. 

Seguro para Terceiros 

O seguro para terceiros também é bastante popular e muito recomendado, geralmente não podendo ficar de fora de sua cobertura. É possível encontrar um seguro somente para terceiros ou encontrar esse tipo de cobertura dentro de um seguro. Geralmente, se você contar com essa cobertura, o seguro irá cobrir os danos que forem causados em outros veículos e também pessoas, podendo ser até mesmo pedestres. 

A seguradora ainda pode custear todo o conserto do carro que sofreu a colisão, assim como garantindo uma indenização a quem for atingido pela colisão. Funciona 

basicamente para cobrir todos os gastos gerados quando você se envolver em acidentes com outros veículos. Como isso, infelizmente, é muito comum em nosso país, é melhor prevenir e já garantir essa cobertura o quanto antes. 





Seguro Auto Roubo 

O seguro Auto Roubo também é um dos mais populares seguros de carro e consiste em um tipo mais voltado para quem busca um pouco menos de coberturas do que o seguro completo oferece, por exemplo. Esse seguro basicamente garante uma indenização a você caso seu veículo seja roubado ou furtado e você não o encontre mais. 

Geralmente, quem contrata esse seguro, também precisa instalar um rastreador no veículo, para facilitar a busca do veículo caso ele sofra de roubo ou furto. Infelizmente, ele oferece cobertura somente nessas situações, não oferecendo cobertura para colisões, para terceiros e nem mesmo assistências. Se trata de um seguro extremamente simples e que só cobre mesmo nas situações mencionadas – roubo e furto. 

Seguro APP 

O Seguro APP é o seguro de acidente de passageiros. Consiste em um seguro para o caso de acidentes pessoais que envolvam passageiros no caso de colisões e batidas, quando há necessidade de socorro ou ainda em casos mais graves, como morte ou invalidez. A cobertura oferecida pelo seguro APP pode ser encontrada em diversos outros seguros, mas se trata de algo obrigatório, por exemplo, para quem deseja trabalhar no Uber. 



Quem contrata esse tipo de seguro poderá contar com o auxílio da seguradora em casos de morte ou invalidez, seja ela permanente ou parcial, de todos os passageiros envolvidos no acidente. Esse seguro tende a cobrir ainda despesas médicas e hospitalares se for necessário. Infelizmente, a cobertura não indeniza em casos de danos físicos temporários, como cortes ou até mesmo dores. 

Seguro DPVAT 



O seguro DPVAT, diferente dos demais, é um seguro obrigatório do veículo cujo pagamento deve ser feito anualmente pelo motorista, juntamente com o pagamento de todos os débitos do veículo, para a renovação de um documento. É o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. 

Ele indeniza o motorista e todos os demais passageiros e envolvidos em acidentes de trânsito, mas somente se o seguro estiver em dia. Assim como outros seguros, o DPAVT cobre em casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas. No entanto, caso o motorista não tenha pago o DPVAT do seu carro, nenhum dos envolvidos no acidente poderá contar com essa cobertura. Por isso é tão importante manter o seguro em dia juntamente das demais taxas. 

É importante conhecer todos esses tipos de seguros que estão à disposição do condutor, para que possa escolher aquele que melhor atende ao seu perfil. Veja com as seguradoras de sua região todos os seguros e planos oferecidos, assim como os valores. Lembre-se de não contratar coberturas desnecessárias, pois elas só irão tornar sua apólice mais cara. O ideal é contratar um seguro além do DPVAT logo após a compra do veículo, pois como ele não cobre em todas as situações, você ainda assim estará protegido com um seguro privado. 



Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *